Abaixo publicamos, na íntegra, a nota oficial do Grupo Identidade Vasco sobre a decisão da justiça decretando a intervenção na SAF Vasco.
A intervenção judicial na SAF Vasco, divulgada nesta terça-feira (23), é mais um capítulo trágico da história vascaína escrito pela gestão do senhor Pedro Paulo.
A carta divulgada pelo presidente do CRVG apenas mostra como a situação é grave. Revela um líder perdido em sua própria estratégia de vitimização, que cada vez engana menos os vascaínos.
Pedro Paulo, que se assina Pedrinho, visando confundir o gestor com o ex-jogador, participa há muitos anos da política do Vasco, mas nega ser político. Não só é político, como é o pior tipo de político: o político demagogo.
Quem tomou a decisão de decretar a intervenção na SAF Vasco não participa da política do Vasco. A medida foi determinada pela juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que durante todo o processo de Recuperação Judicial foi, na imensa maioria das vezes, favorável aos pleitos da gestão Pedro Paulo.
A juíza Caroline Fonseca baseou-se nos questionamentos feitos pelo conselho fiscal da SAF Vasco, inteiramente composto por nomes indicados diretamente por Pedro Paulo. O afastamento dos três conselheiros, por demonstrações de gestão temerária, é uma medida própria do direito empresarial. E foi reforçado pelo parecer do Ministério Público, também sem nenhuma relação com a política do Clube.
E os questionamentos dizem respeito, resumidamente, à má gestão de recursos, sem transparência nos gastos e nas decisões estratégicas, incluindo denúncias de corrupção nas transferências de atletas.
O fato é que o time vascaíno se encontra na zona de rebaixamento, depois de Pedro Paulo e sua turma terem gastado muitos milhões de reais contratando jogadores de qualidade bastante questionável.
É de conhecimento público que o presidente do CRVG transformou a SAF Vasco em um cabide de empregos para amigos, cujo caso mais notório é o do Diretor Técnico de Futebol, Felipe, que por sinal continua na SAF.
Nada disso é respondido ou contestado na nota assinada por “Pedrinho”, que apresenta como única solução a venda do time, mais uma vez a toque de caixa, mais uma vez sem transparência e no final do seu mandato, repetindo exatamente o roteiro da gestão salgado e da venda para a 777. Salgado e Pedro Paulo se parecem na pressa de vender o Vasco, no final de suas gestões desastrosas.
Ver o nosso futebol ser, mais uma vez, gerido por pessoas de fora é motivo de indignação e a responsabilidade maior é a do senhor Pedro Paulo.
Todos os vascaínos devem exigir que a atual gestão:
1 – Apresente explicações convincentes para a torcida e à Justiça sobre as práticas de má gestão, incluindo as denúncias de corrupção na transferência de atletas;
2- Explique as exonerações dos quatros Vice-Presidentes, incluindo jurídico e financeiro, neste momento de crise institucional;
3 – Explique a atual situação de sua empresa de agenciamento de jogador e qual a razão de esta ter sido criada na véspera da eleição do CRVG, em outubro de 2023;
4 – Interrompa suas manobras para outra venda do futebol às pressas e sem qualquer transparência.
Identidade Vasco – O Vasco é a nossa Identidade
24 de junho de 2026
A nota acima representa, acima de tudo, a triste realidade da atual administração do nosso amado CRVG, seja no associativo seja na malsinada SAF. A falta de transparência dos atos da gestão Pedrinho, somanda às sérias denúncias de malversação das finanças do Club, motivaram, sem a menor sombra de dúvida, a pronta manifestação da 777 e do Ministério Público que culminaram no afastamento do Sr. Pedro Paulo da direção da SAF. Importa esclarecer, de pronto, que a soberana decisão judicial NÃO se atrela a nenhuma fatro politico interno do Vasco, mas sustentada por inequivocos atos nefastos à boa administração.